Sunday, November 05, 2006

Saudades!

SAUDADES...
Saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa. É difícil defini-la.
É um substantivo feminino que se refere à melancolia causada pela lembrança de um bem de que se está privado;uma nostalgia ou uma mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou acções.
Não é necessariamente um sentimento mau....quando recordamos coisas boas e que nos deram muitas alegrias e prazer sentimos saudades...e é assim que eu me sinto hoje....cheia de saudades!
Tive os meus pais cá uns dias e foi tão bom recordar o que é ter companhia quando se chega a casa, ter alguém para falar português, os miminhos, a comidinha e os bolinhos....

Ao olhar para uns miúdos na rua pensei: que saudades de brincar com um balão e sentir-me a pessoa mais feliz do mundo. Agora preciso de tanto: de tempo para ler os papers, de paciência para aprender Stata, para preparar as aulas, para aguentar o ritmo frenético desta cidade onde toda a gente tem pressa para chegar ao trabalho, ao museu, ao autocarro. Onde ninguém pára para dar um bom dia ao semelhante...
Sinto saudade das coisas simples, dos sorrisos sinceros e do companheirismo dos amigos!

Mas não podemos desistir. Se não vencermos na vida a vida vence-nos!!
Sejam vencedores!

3 Comments:

At 4:25 pm , Blogger Rui Ricardo said...

Penso que a palavra "Saudade" é de origem latina, por isso tb há pelo menos no espanhol (soledad). Não sei se haverá noutras linguas latinas mas sei que vem do latim "solitate", por isso quem sabe?! Se existe é mesmo porque nós latinos precisavamos definir numa palavra o sentimento que tás a sentir. Os camones nunca poderiam ter essa palavra porque eles não sabem o que isso é. São frios em todos os aspectos, por isso é que tem que se aquecer com grandes bebedeiras, eheheh!! Jokas Quentes, Portuguesas e (tambem) carregadas de saudades (sobretudo dos nossos almocinhos!!) ;-))
Rui Ricardo

 
At 12:21 am , Blogger Pi_Lipe said...

Aqui vai mais um "mote" para ti, João:

"A arrependeres-te de algo na vida, que seja por algo que fizeste e não pelo que não fizeste"!

Dito isto, penso que sabes o que quero dizer.. Imperial, Londres... tudo tem um tempo na vida... agora é o tempo disto tudo (incluindo uns teatros comigo), mais tarde de outras coisas será!

Espero que a semana com os Papais teja a correr bem e lembra-te sempre que saudades não quer dizer que estamos longe... mas sim que um dia estivemos perto!

Beijito, até um dia destes... cheguei há pouquinho...

 
At 12:57 pm , Anonymous Anonymous said...

Saudade só significa que há algo de bom que recordamos
M&G

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home